terça-feira, 23 de junho de 2009

08/06/2009-Segunda Oficina (GESTAR II )



No dia oito de junho de dois mil e nove, foi realizado mais uma oficina do GESTAR II,
no Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho, a oficina foi iniciada com um vídeo sobre a origem da Língua Portuguesa, e após foi discutido com os cursista a importância da nossa língua, logo em seguida realizou-se uma dinâmica com a música "Era uma vez".O objetivo foi formar grupos seguindo o critérios de cores dos marcadores que cada cursista recebeu com a música, depois dos grupos formados,eles fizeram uma história sobre a educação com base na música trabalhada e no vídeo assistido, compartilhamos os resultados e lemos o texto "Asas e Gaiolas" Ruben Alvens, a dicurssão foi prazerosa e todos chegaram a conclussão, que devemos trabalhar pensando em melhorar cada dia mais e não deixar morrer a esperança de uma educação de qualidade!em seguida cada cursista respondeu um questionário sobre sua prática ( Uma auto-avaliação, lemos o texto "Não sei" de Cora Coralina e finalizamos a ofina com um vídeo de motivação.

ROTEIRO-2ª oficina introdutória

1. VÍDEO SOBRE A ORIGEM DA ESCRITA

2. ATIVIDADE - MÚSICA ERA UMA VEZ

3. CONSTRUÇÃO DE TEXTO EM GRUPO

4. MOMENTO DE REFLEXÃO

5. LEITURA DO TEXTO “Asas e gaiolas”

6. ATIVIDADE MINHA VIDA PESSOAL E...

7. GUIA GERAL

8. DINÂMICA DO SOL

9. AVALIAÇÃO DA OFICINA

10. LEITURA DO TEXTO ”NÃO SEI...”

11. MENSAGEM vídeo “NÃO PERMITA DEUS”


Dinâmica do sol
PERGUNTAS

1.O que é o Gestar?
2.Como o Gestar poderá ajudar o professor em sala de aula?
3.Qual a carga horária total do Gestar?
4.Como o Gestar se efetiva na prática?
5.O que é plantão pedagógico?
6.Quais os instrumentos de avaliação do Gestar?
7.Quais os deveres do(a) cursista?
8.Quais os direitos do (a) cursista?
9.Qual a duração da oficina?
10.Qual o percentual de gratificação?
11.Qual o papel do formador do Gestar?


RESPOSTAS

1.É um programa de formação continuada semipresencial para professores de Língua Portuguesa e Matemática que tem como objetivo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
2.Sugerindo novas estratégias e proporcionando momentos para:
• discussões e reflexões sobre os problemas de ensino;
• compartilhamento de experiências, esclarecimento de dúvidas e questionamentos;
• planejamento e elaboração de situações didática e análise crítica da prática em sala de aula.
3.300 horas
4.O Gestar se efetiva mediante encontros presenciais (oficinas) com atividades individuais a distância e plantões pedagógicos.
5.É o atendimento às necessidades específicas do professor, na Unidade Escolar, pelo formador, visando sanar dúvidas de implementação do Programa em sala de aula: elaboração e aplicação do projeto e aplicação das atividades sugeridas pelo TP.
6.Presença e participação nas oficinas; estudo individual; aplicação do Avançando na prática ou Socializando seu conhecimento; elaboração e aplicação do projeto pedagógico e elaboração do portfólio.
7.Freqüência obrigatória às atividades presenciais do programa; leitura dos cadernos de Teoria e Prática para discussão nas oficinas; realização e entrega das atividades pedagógicas recomendadas pelo programa denominadas lição de casa ou socializando o seu conhecimento; elaboração e aplicação do projeto e entrega do portfólio.
8.Receber todo material instrucional do programa destinado aos professores; participar de todas as oficinas; ter um formador que o acompanhe durante o curso, tirando dúvidas; ter um certificado de conclusão do curso, caso tenha cumprido todos os requisitos necessários à certificação.
9.4 horas
10.15% desde que atue no segmento de 5ª a 8ª ou nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Matemática.
11.Executar as sessões presenciais (oficinas); realizar o plantão pedagógico; emitir parecer sobre as atividades solicitadas pelo programa; avaliar o desenvolvimento do professor, registrando seu progresso.

Era Uma Vez
Sandy e Junior
Músicas do álbum Nascemos pra Cantar
Compositor (es): Álvaro Socci/Cláudio Matta

Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada

Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade

Pra gente ser feliz
Tem que cultivar as nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar na própria fantasia
Na nossa liberdade

Uma historia de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário