sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Biografia


Nascida a 15 de junho de 1983, diga-se de passagem numa quinta-feira, filha de Ana Brito Guimarães Afonso e Gerson Afonso dos Santos, era chamada de Branca de Neve, por ser branquinha e Baiana do interior-Terra de sol e pouca chuva, Adora o lugar, pois ama viver livre sem preocupações das ciddaes grandes, gosta mesmo é de cidade pacata como a Caculé, uma cidade de belezas naturais e de um povo acolhedor e religioso.

Criada na sua cidade natal de nome Caculé a terra ainda era desconhecida em 1854, quando encantou os olhos do negro e escravo Manoel Caculé, que fugindo da escravidão da comunidade de Jacaré, pertencente ao município de Ibiassucê, encontrou a beleza das águas, da terra e do verde, às margens de uma lagoa. Em busca de liberdade, plantou, colheu e comercializou, o que o permitiu a compra do direito de ser livre, junto à proprietária e fazendeira, Dona Rosa Prates.
Assim como Manoel Caculé, quem passa pelo município, há de querer ficar ou retornar! O mesmo aconteceu com Dona Rosa, que deslumbrada com a beleza natural da região que lhe pertencia, resolveu fixar residência em Caculé, construindo uma casa, uma capela e, posteriormente, doou parte das terras ao Sagrado Coração de Jesus, que se tornou padroeiro do lugar!

Seu primeiro contato com as palavras foi na escola,quando começou a escrever poesias, daí não conseguiu parar e escolheu Letras para ser uma professora "fascinante".

Ingressou na Universidade do Estado da Bahia no ano de 2002 e tornou-se professora concursada pela prefeitura da sua cidade, onde trabalha como Coordenadora Pedagógica, professora de Língua portuguesa, professora de Língua Inglesa e atualmente como professora formadora do GESTARII.

2 comentários: