domingo, 9 de agosto de 2009

2ª Formação do GESTAR II em Salvador -Bahia (UFBA) Data 03/08/2009











O Nosso encontro realizou-se nos dias 03 a 07 do mês de agosto do corrente ano, na UFBA, PAF 1. O encontro foi motivador, reencontramos os amigos depois de cinco meses sem vê-los com abraços e beijinhos calorosos colocamos as novidades em dia. Iniciamos os trabalhos na segunda-feira (03/08) sentindo a ausência da formadora Carol, mas felizes por que tivemos o prazer de conhecer o professor Djalma, que ministrou muito bem a formação, discutimos as tps 06, 02 e 01, socializamos experiências, assistimos aos documentários Línguas e O povo Brasileiro, além de outros vídeos que reforçaram os conteúdos das tps trabalhadas.
O que não foi bom, foi a falta de receptividade dos professores do estado com nós ( professores do município), não consigo entender tanta ignorância- Como é que a EDUCAÇÃO vai melhorar desse jeito?- Poxa somos todos educadores! Não deveria existir diferenças! Ah, não podia esquecer da tal "formatação" que gerou muita polêmica, uma vez que os professores do estado proibiram de passar qualquer informação para os professores do município. Ridículo! O mais não temos que reclamar, penso que nossa turma está indo muito bem com as oficinas, pois os relatos de experiências e os depoimentos foram bem satisfatório.

5ª Oficina Data 27/07/2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
5ª OFICINA: Fime Escritores da liberdade
FORMADORA: Susineire Afonso Guimarães
DATA: 27/07/2009


Programa de Formação continuada
Professora- formadora________________________
Professor(a)-cursista_________________________

5ª Oficina-GESTARII 2009-Sessão Coletiva

Roteiro para análise do filme “Escritores da Liberdade”

É importante reforçar que toda a comunidade escolar, é responsável e participante no processo educativo, e que a ação dos funcionários na escola é, sobretudo, uma ação educativa. Todos que atuam na escola se envolvem na prática social da educação, uns com mais consciência sobre seu papel, outros com menos. Sabemos também que quanto mais consciente se torna esta ação, maiores as possibilidades de construirmos uma escola inclusiva, democrática e de qualidade para todos.
Ao sugerir que assistam ao filme “Escritores da Liberdade” sugere-se também uma reflexão sobre a prática educativa, a omissão e o anonimato na escola. Apesar de o filme relatar a prática de uma professora, entendemos que educadores são todos os trabalhadores em educação, que sejam presentes em todas as situações da escola observando, opinando e atuando para que a escola seja um verdadeiro exemplo de ato político e pedagógico.

Sinopse

“Escritores da Liberdade” é uma fabulosa história de vida que nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e de que forma a educação, a comunicação, a interação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive.
A história envolve adolescentes considerados "turbulentos" e a educadora oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. A professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a escola faça a diferença na vida dos estudantes. Contando suas próprias histórias num diário e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo.

Após ter assistido o filme “ESCRITORES DA LIBERDADE” e refletido, leia o texto e responda as seguintes questões:
1. Um ensino sem educação para o pensar é vazio de sentido prático e existencial. Uma educação sem aprendizagem dos conteúdos também é vazia e tende a degenerar em retórica moral e emocional. Ensinar e educar implica em responsabilidades: pedagógica, política e moral, dentro e fora da escola; implica, ainda, na responsabilidade do coletivo, dos educadores, de civilizar a nova geração que irá povoar o mundo.

a) Observando a realidade em que vivemos e a temática abordada no filme, escreva alguns valores que são desprezados e que, segundo seu ponto de vista, não deveriam ser. Justifique.

2. No dizer de Ana Arendt (1989) “A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para expulsá-las a seus próprios recursos, e tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum”.
Refletindo sobre essa citação, faça uma analogia com o que ora se apresenta: o drama da professora é na verdade uma metáfora do drama de todos nós, quando nos sentimos na responsabilidade de interferir e ajudar a mudar a condição humana do outro.

a) Quais as suas sensações e reações, enquanto educador (a), diante do sucesso, ou seja, quando investe no outro e consegue bons resultados? E do fracasso?

3. O filme merece ser visto com apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e coletivas. Com essas considerações, vê-se que a educação como já ressaltou alguns educadores como Paulo Freire, Dermeval Saviani,
Luiz Gasparin, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade.

a) Percebe-se no filme a grande dedicação e sensibilidade da professora ao investir em uma “turma problema”.
Empenho semelhante é percebido na realidade de sua escola? Relate.
4. A profissional da educação do filme tenta “dar aula” segundo manda o modelo tradicional, que não funciona com alunos indiferentes ao propósito da escola eminentemente ensinante. Uma aluna questiona pra que serve aprender tal conteúdo abstrato considerado inútil para melhorar sua vida real; outro dirá que o fato de ela ser professora “branca” não é suficiente para ele respeitá-la.
Cabe à professora ter argumentos consistentes que respondam essas questões imprescindíveis na escola contemporânea. No segundo momento, Erin faz o reconhecimento dos grupos de iguais (narcísicos), e, obviamente sente empatia com os excluídos. Terceiro,
devolve aos alunos esse reconhecimento com um pensamento crítico, fazendo-os reconhecer, sentir e pensar sobre a realidade criada por eles próprios. Quarto, não os aceita na condição de vítimas reativas, e cobra-lhes responsabilidade por suas escolhas e seus atos de exclusão para com os diferentes. Ou seja, sua ação pedagógica é inovadora porque desperta a motivação dos alunos para expressar seus sentimentos, ler, pensar, escrever, e mudar a partir do reconhecimento como sujeitos de suas próprias histórias.

a) “Uma escola opta pelo sentido da emancipação e de inclusão ao perceber-se como instrumento para transformação social. Sendo uma instituição social, sua principal atividade é o ensino e a aprendizagem de maneira socialmente reconhecida. Os valores, posturas e ações a
serem construídos no ambiente escolar enfatiza a compreensão da formação para a cidadania, que é seu fim último. Comente esta afirmação tendo como referência a escola do filme e a realidade da escola em que atua.

- Faça o relatório, baseado no filme e nas atividades realizadas e entregue ao seu formador na próxima oficina.

4ª Oficina- Unidade 12 Data 20/07/2009











PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II OFICINA 4: TP 3 - Unidade 12
FORMADORA: Susineire Afonso Guimarães
DATA: 20/07/2009
OBJETIVO: Caracterizar Sequências Tipológicas
1. Acolhida:
* Entregar a todos na chegada um presentinho com uma mensagem " presente de DEUS" de cores diferentes para a formação de grupos posteriormente. Os cursista assistiram ao vídeo " O gladiador e em seguida falamos sobre as principais dificuladaes da escola, finalizamos com o texto " Pássaro Selvagem" E formamos os grupos para o trabalho com a uidade 12.
2. Objetivo da oficina:
* Falar sobre o objetivo da oficina:“Caracterizar sequências tipológicas.”
3. Leitura do Roteiro da Oficina.
* Fazer a leitura do roteiro de atividades, provocando a curiosidade dos cursistas, anunciando as atividades que serão realizadas.
4. Relato de experiências e montagem de um cartaz*
Os curcistas relataram as dificuldades e objetivos alcançados com a prática do "Avançando"
O cartaz tinha os seguintes questionamentos:
*Como você planejou a atividade?
* Que dificuldades teóricas encontrou?
* Que dificuldades de aplicação encontrou?
*Que soluções encontrou para essa dificuldade?
*A que resultados positivos você e seus alunos chegara
5. Divisão de grupos
Realização das atividades Tp3 págs: 152, e 156,157
6. Leitura sistematizando pág-129 até 132
7. Avaliação da oficina através da montagem de um cartão geométrico.
8. Estudos para as próximas unidades e preparação para assistir ao filme " Escritores da liberdade" No dia 27/07/2009.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Avaliação da Oficina 3 Unidade 10, usando Os Gêneros textuais

Avaliação da Oficina 29/06/2009

Gestar saboroso

03 xícaras de interesse
10 colheres de concentração
01 porção de entusiasmo
1000 gramas de participação
01 pitada de criatividade
1000 gramas de responsabilidade
01 colher de calor humano

Modo de fazxer
Em uma sala de aula misture o interesse: a concentração e o entusiasmo: acrescente a participação e aos poucos adicione a criatividade. Aqueça tudo com o calor humano e sirva regada a muita responsabilidade

Professores:
Solidade
Eliane
Rosimary

Uma Notícia do GESTAR II Caculé

A turma chegou...
Sentou...
sintonizou...
Aprendeu...
Socializou...
Despediu...
Enfim, descançou...

Professores:
Edma Santana
Verônica Araújo
Maria Natália
Adenilta Oliveira


Receita GESTAR II

Ingredientes:
1 xícara de roteiro do dia
1 1/2 xícara de explicação da tp3, unidade 10;
2 xícaras de atividades
1 pitada de descontraçãp da tutora
1 pítada de ânimo dos gestaleiros

Modo de fazer

Preste bem atenção ao roteiro, misture bem em uma sala os ingredientes e depois poste-o no blog.

Professores:
Lívia
Rosângela
Maristélia

3ª Oficina Unidade 10 Tp3( 29/06/2009)




No dia vinte e nove do mês de junho do corrente ano, foi realizada a terceira oficina do GESTAR II de Língua Portuguesa e Matemática, no Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho.

A oficina de Língua Portuguesa iniciou com um vídeo sobre gêneros textuais e em seguida trabalhamos o tema da oficina fundamentados em Luís Antônio Marcuschi (Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Págs. 45 e 46 do TP 3). Após a leitura realizada oralmente, cada grupo respondeu uma ou duas questões da pág. 47 do TP 3. Foi Apresentado o vídeo Palavras ao vento de Pedro Bial e proposta de produção pelos grupos.
Após as socializações sobre gêneros textuais, Os grupos leram os textos (texto 1 e 2) das págs. 192 e 193 do TP e planejaram uma atividade de leitura, interpretação e produção textual visando a análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que esses exemplos realizam, para ser desenvolvido em sala de aula com alunos e 5ª a 8ª série. Falamos sobre a importância do estudo prévio dos TPS, nesse caso o TP3 unidades 11 e 12 para a próxima oficina, onde será trabalhado a inter-relação entre gêneros e tipos textuais.
Finalizamos a oficina com a mensagem "Filtro solar", depois os professores fizeram a avaliação do encontro, usando um gênero textual ( cordel, poesia, receita, convite, etc).


3ª OFICINA- Tp3 (UNIDADE 10)
GÊNEROS TEXTUAIS


Roteiro:


1-Vídeo Gêneros textuais


2-Slides sobre os Gêneros textuais


3-Divisão de grupos


4-Atividade com o texto: Palavras ao vento


5-Ampliando nossas referências páginas: 45 e 46


6-Planejamento de atividade em grupo


7-Análise em grupo dos “Avançandos” das páginas: 25,31,41,64,74 e 84


8-Apresentação das análises


9-Escolha do Avançando na prática


10-Avaliação da oficina, usando um gênero textual (cordel, poesia, receita, convite, etc)


11-Mensagem final


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vídeo "Era uma vez"

Vídeo utilizado para a produção em grupo.

terça-feira, 23 de junho de 2009

08/06/2009-Segunda Oficina (GESTAR II )



No dia oito de junho de dois mil e nove, foi realizado mais uma oficina do GESTAR II,
no Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho, a oficina foi iniciada com um vídeo sobre a origem da Língua Portuguesa, e após foi discutido com os cursista a importância da nossa língua, logo em seguida realizou-se uma dinâmica com a música "Era uma vez".O objetivo foi formar grupos seguindo o critérios de cores dos marcadores que cada cursista recebeu com a música, depois dos grupos formados,eles fizeram uma história sobre a educação com base na música trabalhada e no vídeo assistido, compartilhamos os resultados e lemos o texto "Asas e Gaiolas" Ruben Alvens, a dicurssão foi prazerosa e todos chegaram a conclussão, que devemos trabalhar pensando em melhorar cada dia mais e não deixar morrer a esperança de uma educação de qualidade!em seguida cada cursista respondeu um questionário sobre sua prática ( Uma auto-avaliação, lemos o texto "Não sei" de Cora Coralina e finalizamos a ofina com um vídeo de motivação.

ROTEIRO-2ª oficina introdutória

1. VÍDEO SOBRE A ORIGEM DA ESCRITA

2. ATIVIDADE - MÚSICA ERA UMA VEZ

3. CONSTRUÇÃO DE TEXTO EM GRUPO

4. MOMENTO DE REFLEXÃO

5. LEITURA DO TEXTO “Asas e gaiolas”

6. ATIVIDADE MINHA VIDA PESSOAL E...

7. GUIA GERAL

8. DINÂMICA DO SOL

9. AVALIAÇÃO DA OFICINA

10. LEITURA DO TEXTO ”NÃO SEI...”

11. MENSAGEM vídeo “NÃO PERMITA DEUS”


Dinâmica do sol
PERGUNTAS

1.O que é o Gestar?
2.Como o Gestar poderá ajudar o professor em sala de aula?
3.Qual a carga horária total do Gestar?
4.Como o Gestar se efetiva na prática?
5.O que é plantão pedagógico?
6.Quais os instrumentos de avaliação do Gestar?
7.Quais os deveres do(a) cursista?
8.Quais os direitos do (a) cursista?
9.Qual a duração da oficina?
10.Qual o percentual de gratificação?
11.Qual o papel do formador do Gestar?


RESPOSTAS

1.É um programa de formação continuada semipresencial para professores de Língua Portuguesa e Matemática que tem como objetivo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
2.Sugerindo novas estratégias e proporcionando momentos para:
• discussões e reflexões sobre os problemas de ensino;
• compartilhamento de experiências, esclarecimento de dúvidas e questionamentos;
• planejamento e elaboração de situações didática e análise crítica da prática em sala de aula.
3.300 horas
4.O Gestar se efetiva mediante encontros presenciais (oficinas) com atividades individuais a distância e plantões pedagógicos.
5.É o atendimento às necessidades específicas do professor, na Unidade Escolar, pelo formador, visando sanar dúvidas de implementação do Programa em sala de aula: elaboração e aplicação do projeto e aplicação das atividades sugeridas pelo TP.
6.Presença e participação nas oficinas; estudo individual; aplicação do Avançando na prática ou Socializando seu conhecimento; elaboração e aplicação do projeto pedagógico e elaboração do portfólio.
7.Freqüência obrigatória às atividades presenciais do programa; leitura dos cadernos de Teoria e Prática para discussão nas oficinas; realização e entrega das atividades pedagógicas recomendadas pelo programa denominadas lição de casa ou socializando o seu conhecimento; elaboração e aplicação do projeto e entrega do portfólio.
8.Receber todo material instrucional do programa destinado aos professores; participar de todas as oficinas; ter um formador que o acompanhe durante o curso, tirando dúvidas; ter um certificado de conclusão do curso, caso tenha cumprido todos os requisitos necessários à certificação.
9.4 horas
10.15% desde que atue no segmento de 5ª a 8ª ou nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Matemática.
11.Executar as sessões presenciais (oficinas); realizar o plantão pedagógico; emitir parecer sobre as atividades solicitadas pelo programa; avaliar o desenvolvimento do professor, registrando seu progresso.

Era Uma Vez
Sandy e Junior
Músicas do álbum Nascemos pra Cantar
Compositor (es): Álvaro Socci/Cláudio Matta

Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada

Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade

Pra gente ser feliz
Tem que cultivar as nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar na própria fantasia
Na nossa liberdade

Uma historia de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia